História

por Interlegis — última modificação 25/09/2019 09h36

História da Câmara

A constituição da Câmara Municipal de Araporã-MG.,  se deu em 01 de Janeiro de 1993 com a eleição da 1ª Legislatura para um mandato de quatro anos, eleitos nove vereadores em 03 de Outubro de 1992. No entanto, a Câmara foi oficialmente instalada em 2 de Janeiro do mesmo ano em sessão solene realizada na Praça Doutro Antonio Hélio de Castro, para onde simbolicamente, foi transferida a sede da Câmara Municipal de Araporã, Estado de Minas Gerais, e presidida pelo vereador João Batista Oliveira.

Nove Vereadores constituíram a primeira legislatura da Câmara Municipal: Altair Bergamo,  Ciro Raile Guerin, Deguimar Vieria de Faria, Idinêz Antonio Tizzo, Giderni Nunes da Costa, João Batista Oliveira, Luiz Carlos Guerino, Mário Donizete da Silva e Paulo Roberto Caixeta  – sendo estes eleitos, Presidente: Idinez Antonio Tizzo, Vice-presidente:  Paulo Roberto Caixeta; 1º Secretário: Altair Bergamo; 2º Secretário: Giderni Nunes da Costa.  

Nesse mesmo ano de 1993 a ilustre senhora Maria Aparecida Alves foi empossada devido o vereador Deguimar Vieira de Faria ter sido licenciado a fim de desempenhar funções no Poder Executivo.

                                                                                     

Evolução do Poder Legislativo

No início de suas atividades, os serviços administrativos eram realizados em prédio alugado pela Câmara Municipal, situado a Praça Doutor Antonio Hélio de Castro, nº 94, sobreloja.

Em 1994 a Câmara transferiu suas atividades para o prédio situado à Rua Antonio Galé, nº 48, quando então passou a ter como sede própria.

Em Agosto de 1999 a Câmara transferiu novamente suas atividades para a sobreloja do prédio situado a Praça Doutor Antonio Hélio de Castro, nº 94, para que a sede fosse reformada.

No ano de 2000, a então Presidente da Câmara Municipal Senhora Renata Cristina Silva Borges reformou a atual sede, onde foi inaugurada em 27 de Abril de 2000, aniversário da cidade, passando a oferecer melhores condições de trabalho tanto aos funcionários quanto aos vereadores.